Use seu cardápio a favor da beleza

Publicado em 10 de junho de 2008, terça-feira.

Saciar a fome é só o começo. Escolha alimentos que fortalecem a pele, os cabelos e as unhas.

Para você, ter cabelos sedosos, unhas fortes, pele bonita e bumbum livre das celulites são sinônimos de uma eficiente (e de preço salgado) combinação de tratamentos estéticos? Nada disso! Recheando suas refeições com os alimentos certos, dá para conquistar todos estes objetivos de uma maneira deliciosa.

Segundo prega a nutrição funcional, por meio de exames e histórico pessoal de cada paciente, é possível identificar desequilíbrios na alimentação e situações emocionais que alteram o organismo, refletindo na beleza física.

Veja aqui uma prévia do que alguns alimentos são capazes de fazer pela sua beleza. Se as recomendações forem seguidas corretamente, os resultados começam a ser notados dentro de três meses.

Cabelos e unhas impecáveis

Para melhorar a saúde dos cabelos e das unhas, os ingredientes são basicamente os mesmos. Isso porque eles são formados pelo mesmo tecido, compostos por queratina, um tipo de proteína que é produzida pelo organismo. A vitamina B12, encontrada nas carnes, ovos e leite, por exemplo, atua na formação da queratina e por isso é apontada como beneficiadora dos cabelos e das unhas.

Aveia, cevada e salsa são participantes importantes do prato de quem quer manter cabelos brilhosos e unhas fortes. O ponto comum entre eles é que são ricos em silício, nutriente presente no colágeno, responsável pela estruturação das cartilagens e tecidos, entre outras funções. As oleaginosas, como castanha, amêndoas e nozes, desempenham o mesmo papel, pois contém outro nutriente colaborador da estruturação das unhas e dos cabelos: o selênio.

Já a biotina é aliada dos que lutam contra a queda dos fios, por estimular a síntese capilar. A vitamina pode ser encontrada na gema de ovo, no fígado e nos pães. O ideal seria fazer um mix desses alimentos. Inserir as castanhas, amêndoas e nozes no cereal matinal, consumir um bife médio de carne vermelha no almoço, e um ovo cozido no jantar, por exemplo.

Celulite com dias contados

A celulite nada mais é que um processo antiinflamatório da pele. Por isso, as mulheres que sofrem com os furinhos devem recorrer a alimentos anticelulite, antiinflamatórios. Na lista dos alimentos com tal atuação, estão os ricos em ômega-9 e ômega-6, como azeite e castanha, respectivamente. Os ricos em vitamina E (também encontrada nos óleos vegetais e sementes)
são bons exemplos de alimentos com efeito antiinflamatório.

A lima da pérsia e a melancia também se destacam no cardápio antiinflamatório da pele. Por isso, as mulheres que sofrem com os furinhos devem recorrer a alimentos anticelulites, por ter ação desintoxicante. Elas contêm substâncias que ativam as reações de desintoxicação realizadas pelo fígado.

Alimentos amarelos e alaranjados são outros combatentes dos furinhos causados pelo acúmulo de gordura. Os efeitos começam a ser notados depois que os alimentos responsáveis pela desinflamação da pele já fizeram seu serviço. Esses alimentos fornecem boas doses de vitamina A, nutriente que ajuda na renovação de tecidos.

Para o sucesso ser garantido, insira pelo menos uma porção diária das frutas e acrescente os demais ingredientes citados durante as refeições principais e intermediárias, sempre que possível.

Livre-se das rugas, antes que elas apareçam

Rechear as refeições de alimentos formadores de colágeno deve ser a estratégia de quem quer retardar o aparecimento das rugas, já que eles ajudam a deixar a pele mais rígida.

Laranja, morango, limão e acerola fazem parte do time desses alimentos. A responsável pela estabilização da estrutura do colágeno em tais frutas é a vitamina C. O cobre e o manganês também participam da síntese de colágeno e podem ser encontrados na soja, amêndoa, feijão, lentilha, nozes e grão-de-bico.

Contar com uma mãozinha dos alimentos foto protetores, ou seja, que protegem a pele dos raios UVA e UVB, também é importante para manter a pele bonita. Para isso, inclua tomate, cenoura, mamão, abóbora e outros alimentos amarelo-alaranjados no seu cardápio. Mantenha estes alimentos nas suas refeições principais para desfrutar dos nutrientes.

O segredo é apenas não deixar o cardápio monótono.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.