Tratamento da doença Celíaca

Publicado em 27 de junho de 2008, sexta-feira.

Para a doença Celíaca existe somente um tratamento: uma dieta severa, onde devem ser eliminados todos os alimentos e preparos que contenham o glúten. Não se deve comer "só um pouquinho" desses alimentos, pois podem ocorrer implicações danosas para o paciente.

Devem-se suprir os ingredientes que possuam glúten (como a farinha de trigo), por outras opções como o uso de farinha de arroz, amido de milho, farinha de milho, fubá, farinha de mandioca e polvilho.

O cuidado da dieta deve ser constante, já que o consumo de glúten pode acontecer até sem que a gente perceba, como por exemplo:

- Por meio de óleo de fritura utilizado na preparação de alimentos com glúten e depois para a fritura de alguma preparação sem glúten;

- Uso da mesma faca para se passar margarina em pão com glúten e depois passar em bolacha sem glúten;

- Usar tabuleiros ou formas polvilhadas com farinha de trigo e depois reutilizá-las para os produtos sem glúten, sem que tenham sido bem lavadas.

Se não houver produtos industrializados especiais sem glúten no mercado, a maior parte das preparações do menu do paciente celíaco deve ser doméstica, demandando tempo e dedicação para a preparação.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.