Para combater a fadiga

Publicado em 20 de agosto de 2007, segunda-feira.

Reduza o estresse. Desligue-se um pouco da pressão diária. Aprenda a dizer não. Estabeleça prioridades. Depois, organize suas atividades para evitar confusão. Tenha seu ritmo. Tire um tempo do dia para fazer algo que você goste. Dê uma volta no quarteirão no meio do dia ou levante 15 minutos mais cedo para dar mais tempo de começar seu dia.

Administre a tensão do trabalho. No trabalho, o agravamento pode ser adicionado à fadiga relativa ao trabalho. Sente e tente resolver os conflitos com os colegas. Tenha um melhor relacionamento com seu chefe e entenda o que ele precisa de você. Seja realista sobre suas limitações. Tire um tempo para levantar-se da sua mesa e esticar-se por uns minutos várias vezes ao dia.

Seja ativo. Tente incluir pelo menos 30 minutos de atividade física moderada no seu dia. Não se preocupe em fazer todo o trabalho de uma vez - comece com 10 minutos de atividade de cada vez. Se você caminhar, mexer no jardim ou nadar, uma vez que você está se movimentando, você vai perceber que tem mais histamina. Enquanto 30 minutos é a recomendação mínima, talvez você precise de até uma hora de atividade moderada diária para manter a forma e um peso saudável.

Coma bem. Comece o dia com um café da manhã com pouca gordura e rico em fibra que inclui bastante carboidrato complexo, como grãos integrais e frutas para que a energia dure. Fique longe de cereais e sucos com açúcar e de bebidas com cafeína, que vai deixá-lo com preguiça durante o dia. Não pule refeições, coma a cada três ou quatro horas. Dietas muito baixas em calorias são garantias de aumentar a fadiga.

Evite álcool. O álcool pressiona o seu sistema nervoso central e atua como sedativo, deixando você cansado por horas depois de tomar nada mais que uma ou duas doses. Também pode atrapalhar seu sono, se beber antes de dormir.

Tenha bons hábitos: para dormir, evite comer, ler ou ver TV na cama.

Deixe o quarto fresco, escuro e calmo. E coloque o alarme para a mesma hora todos os dias - a rotina pode ajudá-lo a estabelecer um horário de sono regular.

Os cochilos são bons, desde que sejam curtos e cedo. Programe os exercícios pelo menos seis horas antes de ir para a cama.

Lanches rápidos podem ajudá-lo a dormir, mas refeições grandes tarde da noite podem deixá-lo acordado. Se você não consegue dormir, não fique virando na cama, vá até outra parte da casa e leia ou relaxe até sentir sono.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.