Miopia

Publicado em 16 de outubro de 2007, terça-feira.

Miopia é o nome popular dado ao defeito de refração da luz no olho, o que acarreta uma focalização da imagem antes de chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os objetos distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados). O nome técnico é Hipometropia embora desconhecido.

O tratamento da miopia poderá ser feito através de lentes divergentes, que mudam o ponto focal para uma posição ligeiramente mais atrás, através de lentes de contatos ou até de uma cirurgia. É sempre importante lembrar que a correção cirúrgica está sujeita a complicações, muitas vezes irreversíveis. A correção cirúrgica é realizada por meio de diferentes técnicas aplicadas conforme o diagnóstico: Lasik, PRK, Implantes de Lentes Fácicas, Implantes de Lentes Intraoculares Multifocais, Lasek, Artisan e CK.

Um dos sintomas mais fáceis de se diagnosticar de um olho míope é a má visão ao longe.

Um dos sintomas mais conhecido e que com frequência anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva dos objetos distantes.

É frequente que nos primeiros estágios do problema, o indivíduo não se dê conta da perda de visão. Por este motivo, há que comprovar se, junto da visão turva, existe o pestanejar constante, dores de cabeça ou tensão ocular.

A miopia pode aparecer associada outros problemas de visão como as cataratas e o glaucoma.

Tipos de miopia: Miopia congênita, Miopia patológica, Miopia de índice, Miopia nocturna, Falsa miopia e Miopia instrumental.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.