Cuidados da Varicela na primavera

Publicado em 16 de outubro de 2007, terça-feira.

A varicela ou catapora é uma doença infecciosa aguda. Tem a capacidade de contaminar 90% das pessoas que entram em contato com o doente. Os primeiros sinais são semelhantes aos da gripe: febre, vômitos, coriza, enjôos e dores no corpo. Depois surgem as famosas pintinhas vermelhas. Coçam sem parar. Em cinco ou sete dias, transformam-se em crostas, que caem depois de duas semanas. Geralmente, trata-se de uma doença benigna.

Na maioria das vezes, o contágio se dá através de gotinhas de secreções da boca e do nariz, e do contato direto com as áreas infectadas. O vírus passa por um período de incubação, que varia de 15 a 21 dias. Durante esse tempo, embora não apareça nenhum sinal de doença, há o perigo da contaminação.

Para previnir tem que vacinar:

Existe uma forma de imunizar o organismo contra o vírus causador da catapora. Acima de um ano de idade, os bebês podem ser vacinados. Gestantes e doentes febris devem deixar para depois.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.