Exagerou no inverno?

Publicado em 5 de novembro de 2007, segunda-feira.

A primeira coisa que você precisa saber, e talvez a mais importante, é que perder peso não significa necessariamente emagrecer. O corpo humano é composto por diversos elementos, que são basicamente divididos em Massa Gorda (gordura essencial e gordura armazenada) e Massa Magra (músculos, ossos, órgãos, líquidos e outros tecidos).

Para se ter uma idéia, a água corresponde a 55% do nosso peso. Portanto, se você tomar um diurético e fizer muito xixi, ao final do dia certamente estará com menos peso, mas não estará mais magra. Isso porque, o corpo só liberou água, as gordurinhas continuam aí. Da mesma forma, quando encaramos uma dieta doida, ou exercícios físicos sem controle e alimentação incorreta, acabamos queimando água, músculos e nutrientes, o que é péssimo.

A boa forma resulta da diminuição de gordura e aumento de massa muscular, e não simplesmente da perda de peso. Por isso, vale a dica: não brigue tanto com a balança, o melhor termômetro é a calça jeans, que se ajusta melhor no corpo esbelto e modelado, independente do peso.

Assim como o carro produz energia mecânica com base na queima de gasolina, o corpo humano precisa dos alimentos, que são transformados em fontes de energia. Porém, quando a ingestão alimentar supera as necessidades diárias de energia, ocorre o armazenamento de calorias, principalmente sob a forma de gorduras, o que leva ao aumento de peso. Portanto, produzir calorias é essencial, ela nos mantém vivos, já o excesso não é bom.

A caloria é queimada dia e noite, em todos os momentos. Queimar caloria é um termo, uma unidade de medida para dizer que a pessoa está usando energia.
É chamado de metabolismo basal, ou metabolismo de repouso, a quantidade de energia que o corpo gasta para estar vivo. Isso quer dizer que queimamos calorias
até quando não fazemos nada. Porém, se o seu objetivo é emagrecer, o melhor mesmo é aumentar a queima de calorias, e para isso é necessário aumentar a atividade física.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.