Dor nas costas com ajuda do especialista

Publicado em 20 de dezembro de 2007, quinta-feira.

Acupuntura - O especialista usa agulhas muito finas para estimular pontos específicos localizados abaixo da pele, o que leva à produção de substâncias que inibem a dor. Além disso, de acordo com a medicina chinesa, a técnica desbloqueia a energia vital, de forma que ela volte a circular. Essa prática é indicada para desvios e dores crônicas e tem um efeito relaxante.

Massagem - Há muitas técnicas, como o shiatsu e a bioenergética, em que o terapeuta usa as mãos para estimular o relaxamento dos músculos, o que alivia dores e tensões, reduz estresse e ansiedade, favorece o sono e estimula os sistemas sanguíneo, nervoso e linfático. Também ajuda a lidar com emoções que interferem na postura.

Quiropatia - Ao ajustar pequenos desvios de vértebras e articulações, o quiroprático estala as vértebras para liberar movimentos e nervos travados por vícios de postura e contraturas musculares.

Reeducação Postural Global (RPG) - Por meio de alongamentos, corrige de tensão muscular a desvios acentuados da coluna. O método trata todas as cadeias de músculos do corpo para, por exemplo, chegar à dor do ombro. Esse realinhamento global proporciona o conforto emocional.

Rolfing - Baseia-se na manipulação profunda da fáscia - tecido que envolve os músculos. Quando as tensões da fáscia são desfeitas, músculos, vasos e nervos são realinhados, aliviando dores e melhorando a postura, além de deixar fluir sentimentos e emoções que antes tinham efietos limitantes.

GDS - O método desenvolvido pela francesa Godelieve Denys-Struyf (GDS) - introduzido no Brasil pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo - consiste em avaliar a forma como as atitudes e o comportamento se refletiram negativamente na postura da pessoa. Com base nisso, o profissional utiliza massagens e alongamentos para realinhar a estrutura corporal e corrigir os vícios de potura responsáveis pelas dores e desconfortos.

Ginástica - Seja qual for a modalidade, os movimentos feitos respeitando os limites físicos de cada um, ajuda a alongar e fortalecer os músculos de sustentação da coluna.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.