Fim do verão, mesmo assim cuide sua pele

Publicado em 16 de abril de 2008, quarta-feira.

Por mais cuidados que você tome a pele do rosto e do corpo sempre ficam um pouco mais ressecadas e ásperas depois do verão. A pele vai perdendo água, tornando-se áspera, e pode chegar a descamar e manchar. Por isso, é fundamental estar sempre higienizando, tonificando, hidratando e, especialmente, protegendo a pele dos raios solares. Mesmo peles oleosas precisam de hidratação através de produtos característicos para esse tipo de pele.

Outro cuidado muito significante é a hidratação interna do corpo, através do consumo de líquidos, dando prioridade à água ou sucos.

Limpeza: para eliminar as impurezas e resíduos que podem ficar na pele, é fundamental limpá-lá com uma emulsão não muito oleosa, à base de extratos vegetais como extrato de camomila, por exemplo, ou usando sabonetes líquidos especiais ou géis de limpeza com pH neutro. Hoje existe uma variedade grande de produtos que atendem todos os tipos de pele, das normais às acneicas.

Esfoliação: o ideal é realizar um peeling utilizando produtos com microesferas e que contenham substâncias antissépticas para eliminar as células mortas e a aspereza da pele. Lembrando que peles oleosas pedem um produto com ativos adstringentes como, por exemplo, óleo essencial de laranja, ou ainda o ácido salicílico.

Hidratação: deve ser realizada com cremes hidratantes à base de uréia, vitaminas A, C e E e filtro solar, sempre. Para as peles oleosas, hidratantes não-oleosos (oil free) e com ativos que controlam o brilho excessivo da pele.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.