Florais de Bach buscam o equilíbrio emocional

Publicado em 27 de maio de 2007, domingo.

Em um contexto em que estresse, violência e competitividade fazem parte da rotina das pessoas, as terapias alternativas se tornam uma válvula de escape e são cada vez mais requisitadas. É o caso dos Florais de Bach, terapia criada a partir da essência de 38 flores que busca equilibrar as emoções e trazer o bem-estar físico.

'Os florais são preparados líquidos naturais feitos a partir de flores de arbustos e árvores silvestres. Não contêm química e podem ser usados por todo tipo de pessoa, inclusive bebês. Animais e plantas também são beneficiados pelo uso das essências', afirma a terapeuta floral Valquiria Geraldini, de São Paulo.

As essências são recomendadas para sintomas emocionais, como ansiedade e dor de cabeça. Essas indisposições podem refletir na saúde física, causando as chamadas doenças psicossomáticas.

'Os florais são coadjuvantes em um tratamento médico. Se um pessoa sofre de gastrite, ela precisa procurar um especialista. Nós vamos tratar os fatores emocionais que a levaram a aumentar a acidez no estômago, geralmente a ansiedade e o nervosismo', explica o terapeuta Josef Karel Tlach, ex-professor da Fundanção Edward Bach, da Inglaterra. Ele completa: 'Os florais são também preventivos. Não precisa chegar ao desequilíbrio para tomá-los'.

Segundo os terapeutas, não há contra indicações para os Florais de Bach e eles não causam dependência química.

De acordo com Maria Aparecida das Neves, educadora do Programa Internacional de Educação de Florais de Bach no Brasil, a terapia foi criada em 1928 pelo médico inglês Edward Bach, que descobriu que flores e plantas têm características semelhantes aos humanos, no entanto, elas mesmas produzem antídotos para seus problemas: 'Se uma pessoa é impaciente, vai tomar uma essência para relaxar que foi produzida pelo próprio vegetal para fazer efeito nele mesmo'.

Para o problema específico de cada pessoa, é indicado um tipo ou uma combinação de florais. Ao todo, podem ser combinadas, no máximo, seis essências. O processo de descoberta dos problemas do paciente é feito durante as sessões da terapia, que duram em média uma hora e custam de R$50 a R$300.

Auto-conhecimento e transformação

'Mais do que auto-ajuda, a terapia dos florais é auto-conhecimento. O paciente tem que saber ou descobrir o que o faz sofrer', ressalta Maria Aparecida.

Para ela, a terapia dos florais tem um poder de transformações: 'A pessoa busca tornar positivo tudo o que tem de negativo. Isso já vale a terapia'.
1º Workshop Mude pela Atitude
1º Workshop Mude pela Atitude

Envie sua mensagem

Copyright 2015 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.