TPM

Publicado em 17 de junho de 2008, terça-feira.

Dor de cabeça, inchaço, dor nas mamas, ganho de peso, alterações no humor (irritabilidade, depressão, choro, hipersensibilidade emocional).

Todos esses sintomas estão associados à terrível TPM, inimiga de 80% da população feminina. Se você faz parte deste time, saiba que a alimentação pode ser uma grande aliada na prevenção e no combate dos indesejáveis sintomas.

Há muito tempo se estuda a respeito da influência dos hormônios na absorção de alguns micronutrientes (vitaminas e minerais) e no metabolismo de água e eletrólitos no curso do ciclo menstrual. Para se ter uma idéia, os hormônios influenciam o metabolismo de minerais importantes como o cálcio e o magnésio e de vitaminas, como é o caso da vitamina D. E é assim que se explicam as alterações deste período.

Então, já sabe: repor estes nutrientes é fundamental... E, claro, beber muito líquido. Para isto, recomenda-se aumentar o consumo de leite e derivados, vegetais verde-escuros, peixes, castanhas (do Pará, e de caju) e cereais integrais.

Algumas mulheres apresentam também, no período da TPM, modificações do comportamento alimentar habitual, que se exemplificam num consumo exagerado de alimentos salgados, doces e, claro, chocolate. São, meninas, mas estes alimentos têm, normalmente, muitas calorias... Prejudicando o sucesso da nossa dieta, não é mesmo?

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.