Vitex

Publicado em 30 de junho de 2008, segunda-feira.

O Vitex é um gênero botânico que pertence à família Lamiaceae, localizado nas regiões tropicais e subtropicais do mundo inteiro. O Vitex é composto por aproximadamente 479 espécies.

O mais utilizado na medicina popular é o, Vitex Agnus-Castus (seus nomes mais comuns são: vitex, agno-casto, anho-casto, agno-puro, árvore-da-castidade, pimenteiro-silvestre) é um arbusto nativo da região Mediterrânica.

É utilizado na medicina popular como chá, recomendado na ajuda do tratamento da tensão pré-menstrual (TPM), ansiedade, tensão nervosa e insônia. Como infusão para banhos, alivia os calores e suores característicos da menopausa.

O Vitex também é indicado para Insuficiência de corpo lúteo e sintomas associados (hipermenorréia, polimenorréia, infertilidade, oligomenorréia, anovulação, amenorréia primária e secundária, dismenorréia e menorragia); Mastodínias ou maltalgias (dores nas mamas) e hiperprolactinemia.

Não é recomendado na hiperprogesteronemia, gestação e lactação; nem em pacientes que estejam praticando algum tipo de terapia hormonal, o Vitex deve ser utilizado somente sob orientação médica.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.