Intestino Preguiçoso

Publicado em 14 de julho de 2008, segunda-feira.

Você vai ao banheiro, tenta várias vezes e nada. Então o seu intestino não funciona direito mesmo, além de ficar uns dois ou três dias para dar algum sinal e quando avisa que está acordado, é aquela aflição: horas no banheiro, fezes endurecidas, dores na evacuação e às vezes até sangramento. A isso titulamos prisão de ventre, intestino preso, obstipação ou constipação intestinal.

O intestino preguiçoso é um dos maiores motivos que levam as pessoas aos consultórios médicos. Cerca de 15% a 30% das pessoas sofrem com isso. Dentre as crianças, a proporção é ainda maior: de 20% a 34% têm problemas de intestino preguiçoso.

O distúrbio, conhecido também como constipação ou intestino preso, tem como sintomas: menos de três defecações por semana, sensação de evacuação incompleta, e necessidade de fazer muita força para evacuar. Em alguns casos, chega-se a ficar até uma semana sem defecar, o que acaba piorando ainda mais o quadro.

Quando o intestino não está agindo bem, sentimos um mal estar, uma sensação de empachamento e nada vai legal. A pele fica feia e opaca e a barriga incha por causa do acúmulo dos gases e das fezes.

Na tentativa de resolver esse problema, algumas pessoas acabam usando remédios laxativos em excesso, o que é perigoso. Hábitos saudáveis, como consumir frutas e vegetais, prática de exercícios físicos e ingestão de água.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.