Furúnculo

Publicado em 18 de julho de 2008, sexta-feira.

O Furúnculo é uma enfermidade da pele gerada por uma infecção resultante da ação da bactéria Staphylococcus Aureus nos folículos pilosos. A doença primeiramente se manifesta através de um nódulo doloroso de aspecto avermelhado, quente e endurecido que assim permanece até que este nódulo se rompa e libere a quantidade de pus e de massa encontrados na infecção.

O furúnculo pode aparecer em qualquer região do corpo (menos na palma da mão e na planta do pé), mas tende a aparecer em regiões com grande concentração de pêlo e transpiração. Sua dimensão é variável, pois depende da espessura da infecção. Essa é geralmente expulsada pelo organismo espontaneamente, mas há casos em que a drenagem se faz necessária.

Existe um risco enorme em torno desta enfermidade, pois as pessoas têm o hábito de apertar o furúnculo e este ato pode acarretar sérias conseqüências, como a queda de bactérias na corrente sanguínea que pode provocar infecções nos ossos, coração, cérebro e outros. O prazo normal para a cura de um furúnculo é de uma semana. Caso este período não seja o suficiente para a cura desta doença, é recomendável ajuda médica, principalmente se este se localizar na face ou na coluna vertebral.

O tratamento é fundamentado na ingestão de antibióticos, na drenagem e na aplicação de compressas quentes.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.