HPV

Publicado em 18 de julho de 2008, sexta-feira.

A cada ano milhões de mulheres, descobrem que têm adulterações celulares no colo uterino. Essas alterações podem ser causadas por fungos ou outros microorganismos. Apesar das campanhas de exames para prevenção de câncer de colo uterino, a cada ano mais de 450.000 mulheres têm diagnósticos de câncer cervical. Se a doença é descoberta e tratada precocemente, há um bom prognóstico e cura completa.

O HPV é famoso como a causa mais importante do desenvolvimento de alterações celulares e câncer de colo uterino. Há diversos tipos diferentes de vírus HPV, mas apenas alguns podem causar alterações celulares.

O vírus é conduzido, principalmente por via sexual, e mais de 80% de todas as mulheres são portadoras de 1 ou mais tipos de vírus HPV durante suas vidas, sem apresentarem alterações. Em muitos casos, entretanto, o vírus HPV causa infecção oncogênica.

A maioria das infecções é causada por 4 tipos de vírus. O vírus 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo uterino. Já os vírus 6 e 11 respondem por 90% das verrugas genitais. Fabricada pelo laboratório Merck Sharp & Dhome, a vacina quadrivalente protege contra 4 tipos de vírus: 6,11,16 e 18. Indicada para mulheres de 10 a 26 anos.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.