Vacina contra a gripe

Publicado em 26 de junho de 2007, terça-feira.

A gripe, causada pelo vírus Influenza, é uma doença infecciosa transmitida de uma pessoa para outra pelas vias respiratórias, causando principalmente febre, coriza, tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo.

A vacinação contra a gripe reduz de 30% a 90% a chances de um indivíduo contrair o vírus Influenza, que provoca risco de infecção e outras complicações. A vacinação não é completamente eficiente na proteção contra a gripe, pois o vírus Influenza sofre alterações transformando-se em organismos diferentes.

A maneira mais comum de aplicação da vacina é a injetável. Essa vacina é elaborada a partir de vírus Influenza cultivados em ovos de galinha. A vacina é composta por cepas inativados e fracionados do vírus Influenza. Faz parte, também, da sua composição pequenas quantidades de timerosal (princípio-ativo de remédio para cicatrização) e de neomicina (um antibiótico).

A vacina, por ser produzida a partir do vírus Influenza inativado, pode ser administrada com segurança em pessoas portadoras de deficiência do sistema imunológico, bem como em mulheres em período de gestação, sem risco para o feto.

Devido a mutação do vírus da gripe (Influenza), que é capaz de mudar suas características com muita freqüência é indicado que a vacina seja refeita a cada ano, principalmente em crianças, pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas como insuficiência cardíaca, doenças pulmonares obstrutivas crônicas (enfisema, bronquiectasia) e doenças que causem deficiência do sistema imunológico.

A vacina da gripe pode causar reações, entre as mais comuns estão dor, vermelhidão e induração no local de aplicação, que ocorrem nas primeiras 72 horas após a vacinação. A febre ocorre em menos de 1% dos casos. Já as reações alérgicas são menos comuns, contudo essas reações normalmente estão associadas aos componentes vacinais, principalmente à proteína do ovo de galinha, utilizada na produção da vacina.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.