Mulher de Fases

Publicado em 2 de setembro de 2008, terça-feira.

A vida da mulher é basicamente regida pelos tais hormônios. São eles os responsáveis pela fertilidade, por oscilações de humor, por disfunções de saúde, pela aparência da pele e dos cabelos, por ganho e perda de peso, enfim... São tantas as interferências deles na vida feminina que ficaria complicado citar uma por uma.

A vida fértil da mulher é marcada por dois momentos principais: a menarca (primeira menstruação e início da idade fértil) e o climatério (baixa significativa da produção hormonal e final da idade fértil), cada qual com suas respectivas características.

No meio disso tudo, o que se pode afirmar é que cada organismo reage de forma diferente às altas e baixas hormonais.

Algumas mulheres passam a vida sofrendo com cólicas, dores de cabeça, inchaço, enquanto que outras passam pelos períodos menstruais como se nada estivesse acontecendo. Umas são bem \'reguladas\', outras não.

Durante o climatério, que é a parada de funcionamento dos ovários que deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona, muitas vezes se apresentam irregularidades menstruais, períodos mais escassos, hemorragias, ondas de calor, suores noturnos, insônia, irritabilidade e até mesmo depressão.

Para atenuar esses incômodos surgiu a Terapia de Reposição Hormonal (TRH), indicada por alguns ginecologistas e condenada por outros.

Há alguns anos, a TRH foi tema de muito debate entre a comunidade médicas e pacientes, pois aumentaria o risco do surgimento de algumas doenças, inclusive o câncer.

Hoje, a terapia é indicada por alguns ginecologistas, enquanto que outros preferem trabalhar com a prevenção, utilizando complementos alimentares e terapias alternativas para prolongar o bom funcionamento do ovário. O recomendável é fazer duas visitas anuais ao ginecologista para monitorar alterações decorrentes da menopausa, como mudanças hormonais, diabetes e perda da densidade óssea.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.