Os sintomas e motivos da formação de varizes

Publicado em 20 de outubro de 2008, segunda-feira.

As veias atacadas aparecem dilatadas e alargadas, como o conseqüente efeito antiestético. Os tornozelos incham e tem-se a sensação de peso nas pernas, de ardor e de cansaço quando se permanece de é algum tempo. No início da doença, esses incômodos são quase nenhum pela manhã, mas intensificam-se durante o dia; quando a doença progride, os problemas tornam-se freqüentes e são mais acentuados.

Existem diversos motivos. Em principio é preciso levar em conta que algumas pessoas apresentam uma debilidade congênita do tecido que forma a parede das veias e por isso estão predispostas a ter varizes. Uma causa determinante de sua aparição pode ser a insuficiência de válvulas situadas no interior das veias que cuidam para que o sangue circule apenas em direção ao coração; quando se apresenta esta insuficiência, o sangue tende a voltar para trás e a deter-se, provocando a dilatação das veias.

Outra causa pode ser a dificuldade que o sangue encontra para circular por determinada zona, quando esta encontra -se afetada pela presença de um coágulo nos casos de trombo - flebite.

Para cada homem com varizes há três mulheres. Embora não se saiba com certeza o motivo, acredita-se que em seu aparecimento há uma combinação de fatores hormonais.

As complicações mais graves são a trombo-flebite, a inchação crônica e acentuada da região afetada pelas varizes, que pode ocasionar uma elefantíase e a úlcera varicosa, de difícil tratamento e com tendência a tornar-se crônica.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.