Causas do hipotireoidismo

Publicado em 13 de fevereiro de 2009, sexta-feira.

A causa mais comum de hipotireoidismo nos adultos é um distúrbio chamado tireoidite de Hashimoto ou simplesmente doença de Hashimoto. Nessa doença, o sistema imunológico ataca a glândula tireóide causando-a dano, comprometendo assim a sua capacidade de produzir hormônios tireoidianos. Por isso, a doença de Hashimoto é uma doença auto-imune.

O hipotireoidismo também pode ser causado por tratamentos médicos que reduzem a capacidade da tireóide produzir hormônio, como, por exemplo: o uso de iodo radioativo (para tratamento de hipertireoidismo, que é o oposto do hipotireoidismo) ou a cirurgia, com retirada parcial ou total da tireóide (para tratamento de outros problemas nessa glândula).

Outra causa de hipotireoidismo, esta bastante rara, é a presença de alguma doença da hipófise, levando à redução da produção do TSH (hormônio que estimula o funcionamento da tireóide). Algumas medicações também podem levar à redução da produção ou da ação dos hormônios tireoidianos provocando hipotireoidismo. (ex.: xaropes para tosse contendo iodo, amiodarona, carbonato de lítio).

Há casos, também, em que a tireóide não se desenvolve adequadamente e a criança apresenta deficiência de hormônios tireoidianos desde o nascimento; é o chamado hipotireoidismo congênito que geralmente é diagnosticado já no berçário através do teste do pezinho.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.