Drenagem linfática

Publicado em 16 de junho de 2009, terça-feira.

A drenagem linfática é uma técnica holística para melhorar a saúde a partir do sistema linfático que é uma rede complexa de vasos que movem fluídos através do corpo. Estes fluídos são responsáveis por transportar as toxinas para longe das células saudáveis e também por trazer materiais para as células.

Apesar desses fluídos se moverem através do sistema linfático, eles não tem o seu próprio mecanismo de bombeamento. A drenagem linfática é um tipo de terapia que serve para ajudar o corpo a criar um sistema linfático fluído.

Quando esse sistema fica bloqueado, os nódulos linfáticos podem ficar inchados não conseguindo remover as toxinas do corpo e isso pode afetar a quantidade de glóbulos brancos no sangue enfraquecendo a imunidade. A drenagem linfática pode ajudar a reduzir este bloqueio e melhorar a saúde do sistema linfático e outros sistemas do corpo, como o circulatório, o respiratório, o muscular e o sistema endócrino. Alguns terapeutas acreditam que a drenagem linfática ajuda a reduzir alergias, dores menstruais, constipações, gripes e outros vírus que afetam nossa saúde.

Mesmo a drenagem linfática sendo uma técnica de saúde preventiva segura é preciso consultar um médico quando existem problemas como nódulos linfáticos inchados. Isso pode indicar um problema do sistema linfático que pode ser um efeito secundário de outra doença.

As técnicas leves e rítmicas da massagem da drenagem linfática manual movem a linfa para os nódulos linfáticos, onde o corpo consegue livrar-se dessas substâncias tóxicas com mais facilidade. A drenagem linfática desbloqueia o sistema linfático, o que pode também causar edemas (inchaço dos tecidos celulares).

Além da drenagem linfática manual, existem estudos que indicam que existem outras formas para promover um sistema linfático desobstruído. Alguns destes métodos incluem coisas como evitar utilizar roupa interior muito justa que possa obstruir o sistema linfático. Reduzir o stress também ajuda a promover um sistema linfático saudável, tal como exercício físico e uma alimentação saudável.

A linfa

A linfa é um liquido espesso e transparente que circula pelos vasos linfáticos e transporta os glóbulos brancos para combater doenças e infecções. A linfa é derivada de tecidos fluidos e é criada a partir do plasma do sangue. O sistema linfático é uma parte vital do sistema imunitário. Parte das suas funções é drenar, transportar, filtrar e remover substâncias estranhas mortas e outros restos dos tecidos celulares.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.