As doenças oculares

Publicado em 28 de junho de 2009, domingo.

Saiba o que é hipermetropia, miopia e astigmatismo e quais as características dos portadores:

Hipermetropia: É quando o olho é menor do que o normal, o que faz com que a imagem se forme atrás da retina. Muitos hipermétropes têm dificuldade em enxergar de perto, pois necessitam de um esforço maior para acomodar a imagem na retina.

Características dos hipermétropes: é comum os portadores de hipermetropia, que não usam óculos, terem dores de cabeça, tonturas e cansaço visual, principalmente se estão lendo, escrevendo, pintando ou brincando com objetos próximos dos olhos. Geralmente, são crianças mais dispersivas e que dão preferência às brincadeiras ao ar livre.

Miopia: É quando o olho é maior que o normal. A imagem é formada num ponto anterior a retina. Isso acarreta perda de nitidez à distância. Características dos míopes: geralmente, os míopes apertam os olhos para ver melhor e costumam aproximar os objetos dos olhos. As crianças portadoras de miopia que não usam óculos, normalmente, são mais tímidas, preferindo atividades como leitura, pintura ou atividades próximas das mãos, do que ao ar livre e à distância.

Astigmatismo: Quando a córnea não é esférica, a sua curvatura difere de um ponto para o outro, levando à percepção de uma imagem distorcida. A essa condição, denomina-se astigmatismo. Características dos astigmatas: quando não usam óculos, podem apresentar dores de cabeça, ardor ocular e olhos vermelhos, durante os esforços visuais para perto e longe. O astigmatismo pode estar associado à miopia ou hipermetropia. Quando os astigmatas iniciam o uso dos óculos, costumam apresentar desconforto ocular (imagens distorcidas) que desaparece em poucas horas ou dias.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.