Dormir auxilia na resolução de problemas

Publicado em 13 de julho de 2009, segunda-feira.

Estudo diz que dormir pode ajudar e resolver problemas de uma pessoa, dizem especialistas americanos. Eles concluíram que uma boa soneca com sonhos estimula a criatividade. Uma equipe da Universidade da Califórnia fez experimentos para verificar se "incubar" o problema aumenta as oportunidades de soluções inspiradas. E a resposta foi positiva, sim, especialmente quando as pessoas entram no estágio do sono em que acontecem os sonhos mais vívidos.

O experimento foi basicamente assim: um grupo de 77 voluntários recebeu na manhã dos testes, uma série de problemas para resolver. A seguir eles foram orientandos a pensar sobre o problema até a tarde daquele dia, seja descansando sem dormir ou dormindo. Alguns que dormiram tiveram seu sono monitorado pelos cientistas.

Os voluntários foram comparados uns com os outros. Os voluntários que dormiram e atingiram o estágio dos sonhos mais vívidos apresentaram maior expectativa de sucesso na resolução do problema quando comparados aos participantes que apenas descansaram ou que dormiram sem alcançar o estágio em que acontecem os sonhos mais vívidos (estágio REM).

Os resultados indicam que não são apenas o sono ou a passagem do tempo que motivam o sucesso na resolução de problemas e, sim, a qualidade do sono. Para os especialistas do estudo, apenas o sono onde o estágio dos sonhos mais vívidos é atingido tem o poder de aperfeiçoar a criatividade. Eles acreditam que o sono permite que o cérebro forme novas conexões nervosas sem a influência de outras conexões de pensamento que acontecem quando estamos acordados ou dormindo sem sonhar.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.