Acupuntura minimiza as rugas

Publicado em 4 de agosto de 2009, terça-feira.

Quando se ultrapassa os 30/35 anos é natural começar a se preocupar com as ruguinhas e os "pés de galinhas" ao redor dos olhos. Alias não só é natural, como também muito saudável afinal isso é sinal que você se gosta e quer cuidar de sua aparência.

Cirurgia plástica, laser, preenchimento, peeling, cosméticos. Alternativas para amenizar as marcas do tempo não faltam. Mas há uma tendência bem menos agressiva em evidência. A Medicina Tradicional Chinesa entra em ação e a acupuntura é a nova arma contra as rugas. E os ganhos se estendem.

Acupuntura atua não só na manifestação isolada, minimizando as marcas, como busca uma maior harmonia física e psíquica. Em resumo, a técnica oriental não trata somente a parte física, mas também o lado psicológico do paciente. Parece, e é bom. Rugas podem ser bloqueios causados por tristezas, estresse e preocupações, ou seja, sobrecargas de energia vital em determinados pontos. A acupuntura é uma técnica menos invasiva e, conseqüentemente, menos agressiva à pele e aos tecidos corporais. Não altera a expressão facial, ao contrário de outros tratamentos, promove o equilíbrio e a manutenção do tônus muscular.

O tratamento começa com uma avaliação na qual o histórico do paciente é analisado. Essa é uma etapa fundamental para o diagnóstico correto. A intervenção depende do tipo e da localização da queixa, e consiste na aplicação de agulhas em pontos que são selecionados de acordo com o que o paciente busca. São realizadas cerca de dez sessões. No mínimo uma e, no máximo, três por semana. A evolução depende do grau de resposta de cada indivíduo. Vale ressaltar que, para obter resultados duradouros, a participação ativa do paciente é fundamental. Modificar hábitos alimentares, aumentar o consumo de água e praticar exercícios físicos regularmente são atitudes importantes para manter os resultados desses tratamentos.

Além disso, evitar o estresse é fundamental. O estresse constitui a principal causa de desarmonias internas que irão se manifestar nas rugas faciais. E, uma vez mantido o correto funcionamento interno do organismo, promovido pela acupuntura, os efeitos locais nas rugas também serão mantidos.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.