O que é o HPV

Publicado em 5 de agosto de 2009, quarta-feira.

O papilomavírus humano não é apenas um vírus e sim uma família deles somando cerca de 150 tipos de HPV. Algumas versões, não necessariamente transmitidas sexualmente, causam verrugas na planta dos pés e na palma das mãos enquanto outras levam a uma lesão precursora de câncer na região das genitálias. E são exatamente esses últimos, com predileção pelas partes íntimas, os mais preocupantes.

Atualmente o HPV é a principal doença viral transmitida sexualmente. Ele está envolvido em praticamente todos os casos desse tumor. Vale lembrar que oito a cada dez mulheres sexualmente ativas contraem pelo menos um tipo do papiloma ao longo da vida.

Os tipos mais perigosos são chamados de alto risco e, além do útero, podem estar relacionados, em menor freqüência, a tumores de ânus, pênis, vulva, boca e até mesmo faringe.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.