Como evitar o HPV

Publicado em 13 de agosto de 2009, quinta-feira.

Evitar ter vários parceiros e usar camisinha são medidas indispensáveis para evitar o contágio pelo HPV. No caso da camisinha ela só não é 100% eficaz porque não cobre toda a superfície de contágio.

Mas segundo os especialistas a forma mais eficiente para evitar o HPV é a vacinação, recomendada para meninas e jovens entre 9 e 26 anos. São aplicadas três doses e cada uma custa em torno de 400 reais atualmente. O ideal é que elas sejam tomadas antes mesmo da iniciação sexual, quando ainda não houve contato com o vírus. A eficácia da vacina é alta, em torno de 95% de sucesso no combate aos principais causadores de câncer e, no caso da quadrivalente, protege também contra os que mais provocam verruga genital.

Alguns estudos já apresentaram benefícios da vacinação em pessoas com mais de 26 anos e até mesmo em homens. É provável que muito em breve a vacina também seja aplicada nesse público.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.