Gonorréia

Publicado em 28 de agosto de 2009, sexta-feira.

A gonorréia também é conhecida como blenorragia ou esquentamento e é uma doença sexualmente transmissível (DST) bastante comum. Ela pode afetar todas as partes do corpo embora inicie nas áreas genitais. É causada por uma bactéria e é altamente contagiosa. Essa bactéria pode penetrar no corpo através de qualquer abertura corporal (vagina, boca, reto, etc.).

A gonorréia é transmitida, na maioria das vezes, através da relação sexual. Nos homens, a infecção normalmente começa no canal por onde passa a urina, a uretra. Nas mulheres, a bactéria normalmente infecta inicialmente o colo do útero. Ela também pode infectar a garganta e o reto após o sexo oral ou anal.

Um bebê de uma mãe que tenha gonorréia pode ter seus olhos infectados no nascimento ao passar pelo canal vaginal, em um parto normal.

Sintomas da gonorréia

A pessoa pode ter gonorréia sem sentir nenhum sintoma evidente. Quando há sintomas, normalmente aparecem entre 2 e 10 dias após a infecção. Os sintomas podem incluir:

- Sangramento menstrual anormal;
- Sensação de queimação ou dor ao urinar;
- Corrimento turvo e denso do pênis;
- Corrimento vaginal turvo, amarelo e com odor desagradável;
- Vontade freqüente de urinar;
- Dor de estômago (nas mulheres);
- Dor no escroto ou testículos;
- Inflamação de garganta (após sexo oral);
- Ânus ou reto inflamados (após sexo anal).

No caso do bebê contrair gonorréia durante seu nascimento, seus olhos ficarão fortemente inflamados (em alguns casos apenas um dos olhos).

O diagnóstico

Outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) também podem causar sintomas similares aos da gonorréia. Para confirmar se é gonorréia, o médico examinará uma amostra do corrimento da uretra do pênis ou do colo do útero. A urina também poderá ser testada com um novo exame chamado LCR (Reação em Cadeia da Ligase).

Como tratar

A gonorréia é tratada através de antibióticos que são ministrados por via oral e/ou por injeções. Como muitas pessoas com gonorréia também tem chlamidya (outra DST), talvez seja necessário usar mais de um remédio para curar as duas doenças paralelamente. Como o tratamento é a base de penicilina avise seu médico caso seja alérgico.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.