Chulé (mal cheiro dos pés)

Publicado em 11 de julho de 2007, quarta-feira.

O cheiro ruim nos pés atinge homens e mulheres de todas as idades. O chulé não ocorre apenas por falta de cuidado com a higiene pessoal. O problema está associado à genética humana, as variações étnicas, a utilização de tênis e sapatos que não deixam a pele respirar, o que ajuda com que as bactérias e os fungos se criem nos pés com a umidade e o calor.

Existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar esse cheiro desagradável nos pés no fim do dia:

. Lave os pés diariamente pode parecer uma bobagem, mas você realmente presta atenção nos seus pés durante o banho? Lave a sola e o peito do pé com uma esponja ou bucha. Lave entre os dedos com sabonete e não deixe seus pés molhados ou úmidos após o banho.

. Troque as meias diariamente, use meias de algodão, que absorvem o suor dos pés. Meias sintéticas tem maior durabilidade, mas prendem o calor e o suor causados odores.

. Use talco anti-séptico regularmente, mesmo que o problema não apareça, para prevenir bactérias.

. Não use qualquer tipo de calçado fechado sem meias.

Em casos graves, em que o odor é causado por frieiras, micoses, ou algum tipo de problema dermatológico. É necessário que se dirija a um bom dermatologista, para tratar da micose ou frieira.

Existem alguns sabonetes e loções que diminuem a produção de suor dos pés, mas é recomendado que você faça uma visita ao dermatologista para que ele indique o medicamento que é mais indicado para o tratamento.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.