Dicas para perder peso

Publicado em 27 de março de 2008, quinta-feira.

A Perda de peso é um objetivo que não deve ser feito sem critério ou com qualquer dieta, principalmente aquelas dietas milagrosas que prometem efeito rápido. Mais que perder peso é necessário abraçar um jeito saudável para viver, amortecendo assim o risco de manifestação de doenças.

Abaixo tem algumas dicas para comer pouco:

- Registre em caderno a sua alimentação do dia-a-dia. Anote tudo para que você veja o quanto come sem se dar conta.

- Meça as porções. Regule a quantidade de alimento que você consome para aprender qual é o tamanho das porções que se encaixam com seu organismo e que se sinta bem.

- Beba muita água. Sempre que puder beba um copo antes de se alimentar.

- Sirva a comida em pratos pequenos e rasos. Em quantidades menores parecerão proporcionalmente maiores.

- Coma sem pressa. A partir da vez em que começamos a comer, demora 20 minutos para que o cérebro registre que a fome foi satisfeita.

- Não fique com fome. Verifique quais os momentos do dia você precisa de mais vigor e energia e se alimente de porções que o satisfaça.

- Faça alguma outra atividade em vez de comer. Quando você sentir necessidade urgente de comer e não for hora da refeição, tente alguma praticar alguma atividade, tipo um passeio estimulante, ou ligue para uma pessoa que você não fala a bastante tempo.

- Não seja muito exigente consigo mesmo. Se você realmente está enlouquecido por um lanche suculento e gorduroso, coma um. Mas depois regule o que você vai comer posteriormente.

- Você é quem controla. Se você sentir que paira alguma vaga voz autoritária dizendo "Você não deveria comer isto" e "Você é mau se o fizer", poderá reagir comendo em excesso para contrariar aquela voz. Em vez disso, relaxe respire profundamente e assuma o controle novamente.
Algumas dicas para perder peso:

- Estabeleça uma meta realista de perda de peso semanal, lembrando que não se perde peso igual durante todas as semanas.

- Escolha uma dieta variada e equilibrada, rica em fibras.

- Coma três refeições moderadas (desjejum, almoço e jantar) por dia e, entre essas refeições uma fruta fresca. Não pule nenhuma refeição.

- Evite comer tarde da noite.

- Como devagar, use um prato pequeno e evite assistir televisão enquanto come.

- Evite álcool, refrigerantes e bebidas adoçadas ricas em calorias. Prefira bebidas com poucas calorias, refrigerantes diet ou água.

- É fundamental fazer exercício, para reduzir o peso, tente fazer exercícios no mínimo três vezes por semana. A atividade física queima calorias e aumenta a taxa do metabolismo basal (o número de calorias usadas pelo organismo em repouso). Exercícios de relaxamento, alongamento e fortalecimento eliminam a gordura, além de tonificar os músculos. Se você não puder entrar em academia, inicie caminhadas pela manhã ou no final da tarde.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.