Cuidados com a pele

Publicado em 20 de agosto de 2007, segunda-feira.

Um estudo publicado na revista Optical Society of America no final de 2006 confirmou através de uma técnica inédita o que muitos especialistas da área de
dermatologia já observam na prática em seus consultórios: que as mulheres perdem colágeno mais rapidamente que os homens. O colágeno é uma proteína cuja principal função é dar sustentação às células, mantendo-as unidas. Na pele, o colágeno forma uma matriz onde se alojam várias substâncias e células, sendo essencial para a manutenção da forma e integridade do tecido, promovendo elasticidade e resistência à pele.

Na pesquisa, conduzida pelo dermatologista Johannes Köhler, da Universidade Friedrich Schiller na Alemanha, foi utilizada uma técnica a laser para medir o dano causado pela exposição da pele à luz do sol. Köhler e seus colaboradores fizeram uma combinação de métodos para obter imagens do colágeno e também da elastina, cuja degeneração provoca o surgimento de rugas e a perda progressiva de elasticidade da pele.

Os testes feitos diretamente no antebraço de 18 voluntários (7 mulheres e 11 homens), com idade variando entre 21 e 84 anos, apontaram grandes variações, mas, na média, o fator colágeno/elastina mostrou uma clara relação com a idade do paciente, sendo que as mulheres apresentavam uma perda de colágeno num ritmo muito mais rápido que os homens.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.