Cabelos e unhas impecáveis

Publicado em 20 de novembro de 2007, terça-feira.

Para melhorar a saúde dos cabelos e das unhas, os ingredientes são basicamente os mesmos. Isso porque eles são formados pelo mesmo tecido, compostos por queratina, um tipo de proteína que é produzida pelo organismo. A vitamina B12, encontrada nas carnes, ovos e leite, por exemplo, atua na formação da queratina e por isso é apontada como beneficiadora dos cabelos e das unhas.

Aveia, cevada e salsa são participantes importantes do prato de quem quer manter cabelos brilhosos e unhas fortes. O ponto comum entre eles é que são ricos em silício, nutriente presente no colágeno, responsável pela estruturação das cartilagens e tecidos, entre outras funções. As oleaginosas, como castanha, amêndoas e nozes, desempenham o mesmo papel, pois contém outro nutriente colaborador da estruturação das unhas e dos cabelos: o selênio.

Já a biotina é aliada dos que lutam contra a queda dos fios, por estimular a síntese capilar. A vitamina pode ser encontrada na gema de ovo, no fígado e nos pães. O ideal seria fazer um mix desses alimentos. Inserir as castanhas, amêndoas e nozes no cereal matinal, consumir um bife médio de carne vermelha no almoço, e um ovo cozido no jantar, por exemplo.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.