O prazer da barba bem feita

Publicado em 10 de junho de 2008, terça-feira.

Barba bem feita, pele macia e livre de irritações... Sonho de todo homem. Só que muitas vezes eles se deparam com pêlos encravados, bolinhas vermelhas, cravos e espinhas.

É a pele masculina também exige cuidados especiais, principalmente na hora de fazer a barba, uma rotina muitas vezes adotada diariamente e que acaba por provocar alguns pequenos traumas na epiderme. Para um bom barbear, não importa apenas a lâmina, mas também os produtos utilizados. Afinal, são eles que preparam a pele para enfrentar melhor essa agressão.

Toda vez que um homem se barbeia, acaba por retirar parte da camada hidrolipídica que funciona como proteção à pele. E os produtos pós-barbear também são indispensáveis, para ajudar a pele a se recuperar melhor e mais rapidamente. Siga este pequeno roteiro que não tem erro:

- Preparar a pele e os pêlos;
- Raspar os pêlos;
- Recuperar a pele.

Preparar a pele e os pêlos

Os cremes de barbear contêm substâncias especiais para "amolecer" os pelos, permitindo um barbear suave e sem irritações, mantendo o equilíbrio da pele, facilitando assim o barbear. No caso de barba muito cerrada, é bom deixar o produto agir por mais alguns minutos e usar compressas de água quente para abrir os poros. E mais: massagear o rosto - com uma escova macia - evita os indesejáveis pêlos encravados.

Raspar os pêlos

Passar a lâmina no sentido do crescimento deles, procurando evitar o escanhoamento (corte dos pêlos no sentido oposto ao do crescimento, muito traumático para a pele, causador de irritações e pêlos encravados).

Recuperar a pele

Depois do barbear, banhar o rosto com bastante água fria. É fundamental também a aplicação de um produto pós-barba no rosto e pescoço: sua ação cicatrizante e hidratante suaviza e acalma a pele, estimulando a renovação celular e deixando-a mais saudável e elástica.

Os produtos com grande teor alcoólico não são indicados, pois ressecam e desidratam a pele, causando envelhecimento precoce.

Copyright 2017 © Bem de Saúde - Todos os direitos reservados

As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.