As fases da adolescência

03 de setembro de 2009

Geralmente a adolescência é confundida com a puberdade. Na verdade a puberdade é a fase inicial da adolescência e é caracterizada pelas transformações físicas e biológicas que acontecem no corpo dos meninos e das meninas. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos nas meninas e 12 e 14 nos meninos) que os órgãos sexuais se desenvolvem. Eles ficam preparados para reproduzir.

Nos meninos, durante a puberdade, ocorrem as seguintes mudanças corporais e biológicas: surgimento de pêlos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação.


Nas meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pêlos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia.

Hormônios e comportamento

É na adolescência que ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes (espinhas), estes hormônios acabam por influenciar diretamente o comportamento dos adolescentes. É nesta fase que os adolescentes podem variar muito e rapidamente de humor e de comportamento. Agressividade, felicidade, tristeza, agitação e preguiça são comuns entre muitos adolescentes nesta fase.



Por ser uma fase bastante difícil para os adolescentes é importante que pais, professores e outros adultos compreendam essa situação de mudança. O diálogo e o acompanhamento neste período são fundamentais e nos casos de mudanças severas (biológicas ou comportamentais) é importante que seja feito um acompanhamento médico ou psicológico.

A socialização

Uma característica comum em grande parte dos adolescentes é a necessidade de fazer parte de um grupo. As amizades tornam-se mais importantes e passam aos adolescentes a sensação de fazer parte de um grupo de interesses comuns.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]