Babosa

26 de junho de 2007

A Babosa pertence à família das Liliáceas, é semelhante ao ananás. As formas de suas folhas são quase triangulares, grossas, suculentas, orladas de espinhos em serrilha. Possui um odor forte, do seu interior se extrai uma vergôntea que se cobre, na parte superior da babosa, de flores amareladas, semelhantes ?s angélicas. Possui seus frutos ovóides e cheios de pequenas sementes.

Utilidade Medicinal


As folhas da Babosa e principalmente o seu suco são emolientes e resolutivas, quando são aplicados sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, queda de cabelo, etc. Sua polpa é muito eficiente para combater a oftalmia e curar diversos tipos de feridas, por isso ela é antioftálmica.

A folha descascada da cutícula é um supositório calmante das hemorróidas. Mas deve-se tomar cuidado, pois para gestantes a Babosa usada como supositório pode causar o aborto. Deve-se ter muita atenção na aplicação interior desta planta, pois tem forte efeito e pode gerar a nefrite. Melhor é fazer somente o uso externo da Babosa.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]