Benefícios da noz e como utilizá-la

11 de junho de 2008

Dieta e doenças cardíacas

A dieta é um importante fator na prevenção de doenças cardíacas. O controle do sobrepeso é crítico devido à sua influência direta sobre muitos dos fatores de risco de doenças do coração.

Qualitativamente, os hábitos alimentares praticados nos países mediterrâneos parecem conferir os melhores benefícios cardiovasculares.

Essa dieta envolve o consumo de frutas, vegetais e grãos provenientes de vagens (feijão, lentilha, ervilha), nozes, cereais, óleo de oliva e peixe.

Como comer

Trinta gramas de nozes não é muito. Você pode comê-las puras na hora do lanche. Nas refeições principais, misturadas a saladas, compondo pratos com peixe, massas, como parte de molhos do tipo vinagrete, enfim, tudo é permitido. Use a sua criatividade.

Que tipo de noz comer

Apesar de algumas nozes terem atributos nutricionais específicos (conteúdo de ômega-3, vitaminas) não há ainda uma recomendação de um tipo de noz sobre outro.

O Brasil produz em escala a Castanha do Pará (noz-do-brasil), castanha de cajú e a noz Pecã. As nozes Pecã têm, em sua composição, entre 60% e 75% de óleo, com 92% a 97% de óleos insaturados, além de ser rica em vitaminas, sais minerais e uma grande diversidade de aminoácidos.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]