Benefícios da vitamina A

06 de julho de 2007

A vitamina A é essencial no processo de crescimento e o desenvolvimento de crianças, bem como para as mulheres grávidas tendo papel importante no crescimento do feto.

Entre os inúmeros benefícios da vitamina A um dos principais é sua atuação como antioxidante. Pesquisas recentes comprovaram que a vitamina A atua no combate aos radicais livres, que estão associados a algumas doenças e aceleram o envelhecimento.

A vitamina A é de extrema importância para o bom funcionamento dos olhos. A parte transparente dos olhos, denominada córnea, é protegida pela vitamina A. A deficiência dessa vitamina pode causar prejuízos a visão, tais como dificuldades de enxergar com pouca iluminação e alterações oculares que podem causar até mesmo cegueira total.

Outra função dessa importante vitamina é a manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico. A vitamina A participa da defesa do organismo possibilitando uma recuperação mais rápida. Ela ajuda manter úmidas e saudáveis as mucosas (tipo de pele que recobre internamente alguns órgãos, como o estômago, a garganta, a boca, o nariz e os olhos). As mucosas são responsáveis pela proteção contra as infecções, tais como diarréia e infecções respiratórias.

O ser humano não fabrica vitamina A, ou seja, toda vitamina que se necessita deve ser obtida através do consumo de alimentos. Entretanto, o corpo tem a capacidade de armazenar a vitamina A ingerida, dessa forma são criadas reservas para quando necessitarmos.

Os principais alimentos que a vitamina A pode ser encontrada são os produtos animais, como carnes, fígado, óleos de peixe, gema, leite integral, entre outros. O leite materno também é uma importante fonte de vitamina A.

Já a provitamina A, que é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A, pode ser encontrada em vegetais como espinafre, abóbora e cenoura, em frutas como mangas, pêssego e mamão, além de óleos como de buriti, pupunha, dendê e pequi.

A deficiência da vitamina A (chamada de hipovitaminose A) é responsável por problemas de saúde, como prejuízo no crescimento das crianças, dificuldade de enxergar no escuro (cegueira noturna), aumento de infecções respiratórias e diarréia.

Contudo, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, megadoses dessa vitamina pode também pode ser prejudicial ao organismo.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]