Benefícios de uma boa alimentação

26 de outubro de 2007

Qual o segredo para se ter uma vida longa e com saúde? Com certeza a nutrição é um dos fatores para atingir tal objetivo. A nutrição é um conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo.

Os nutrientes são substâncias contidas nos alimentos que fornecem energia para o funcionamento do corpo humano.


Pode-se dividir em macros nutrientes e micros nutrientes.

Os macros nutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídeos e os micros nutrientes são as vitaminas e minerais. Os carboidratos fornecem a energia necessária para que você realize as atividades do dia-a-dia.
As proteínas atuam na reestruturação de células e tecidos, crescimento e manutenção do esqueleto e síntese de enzimas e hormônios.

E os lipídeos são os transportes das vitaminas lipossolúveis, A, D e K e também fornecem energia. As vitaminas e os minerais são substâncias reguladoras,

Desempenham papel importante no bom funcionamento de intestino, contribuem na formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo.

Em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgânica. Em estados de doença, a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado.
Nesta edição acompanhe algumas dicas especiais para ter uma vida mais saudável e evitar doenças através da alimentação saudável.

Se a alimentação for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da vida.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]