Como combater a caspa

23 de agosto de 2007

A caspa não tem cura definitiva, contudo o uso contínuo de um xampu anticaspa pode apresentar bons resultados no combate da caspa, reduzindo-a quase zero e evitando o reaparecimento da mesma. A caspa é responsável pelo enfraquecimento dos fios, pode causar coceira e até mesmo a queda de cabelo.

Tome cuidado quando se trata de escolher um xampu anticaspa. Cada pessoa possui um couro cabeludo com características específicas, existem xampus com substâncias químicas que podem até lesar os cabelos, caso usados erroneamente. Consulte um dermatologista, ele irá receitar um xampu mais adequado ao seu problema.


Os principais xampus e cremes anticaspa tem sua composição baseada no cetoconazol. Entretanto, outras substâncias como o ácido alfa-hidróxido, o sulfeto de selênio, a piritiona de zinco e o alcatrão de carvão provaram-se eficientes no tratamento da caspa.

O controle da alimentação e maiores cuidados com a higienização, além de uso de xampus e cremes anticaspa, são as principais formas de combater a caspa.

Um maior cuidado com a higienização é fundamental, deve-se lavar periodicamente os cabelos. Lavar os cabelos elimina a oleosidade excessiva, e ainda contribui na remoção dos agentes poluidores como poeiras e resíduos industriais. É uma inverdade afirmar que lavar a cabeça todo dia possa causa a queda de fios, apenas elimina os que já caíram.

A alimentação saudável e equilibrada é uma grande aliada no combate da caspa. Pesquisas afirmam que alterações na alimentação podem ser responsáveis por desequilíbrios das glândulas sebáceas. A inclusão de frutas, legumes, alimentos protéicos, e a redução de gorduras animais e açúcares ajuda corpo e contribui para a melhoria do problema.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]