Como ganhar massa muscular

03 de julho de 2007

O aumento da massa muscular aprimora o desempenho esportivo, aumenta a proteção dos ossos e articulações, melhora da estética e modelagem do corpo e melhora do condicionamento físico.

Esporte e atividades físicas colaboram para ganhar massa muscular, contudo o treinamento resistivo (exercícios com peso no qual há uma resistência), como a musculação é a forma mais eficiente para aumentar o volume da muscular.


Não existe um percentual definido para a diminuição da gordura corporal e o aumento de massa muscular, isto varia para cada indivíduo, pois cada organismo responde de uma forma à atividade física e aos planos alimentares. Os resultados levam em conta a série, freqüência e intensidade da atividade física, a alimentação, a genética, problemas hormonais, entre outros fatores.

Para que haja aumento da massa muscular, o processo mais significativo é a hipertrofia muscular, que é um aumento da secção transversa do músculo. A hipertrofia muscular aumenta o tamanho e o número de filamentos de actina e miosina (proteínas), e a adição de sarcômeros (constituintes da estrutura interna do músculo) dentro das fibras musculares já existentes.

Nos treinos, há uma sobrecarga tensional nos músculos. Após o treino de musculação, o músculo aumenta de tamanho. A tensão muscular faz com que os músculos se contraiam em função da resistência oferecida.

Filamentos de proteínas são destruídos durante a prática de musculação, contudo no período de descanso esses filamentos são refeitos numa proporção maior do que a destruição dos mesmos possibilitando-se ganhar massa muscular. A síntese de proteínas, após o exercício, é estimulada pelos hormônios anabólicos do nosso organismo que são G.H., testosterona, insulina.

O ganho massa muscular é resultado do treinamento adequado aliado à alimentação equilibrada. O uso de hormônios e drogas anabolizantes nunca é solução para aumentar-se o volume muscular, pois causa sérios e irreversíveis danos a saúde, podendo-se adquirir problemas cardíacos e renais, hipertensão, entre outros.

Para se ganhar massa muscular os treinos de musculação, devem ser bem orientados de acordo com a sua necessidade obedecendo ao tempo de descanso. Os pesos devem ser difíceis, contudo você deve respeitar seus limites. Não esqueça de alongar-se antes e depois dos treinos de musculação.

No treinamento para ganhar massa muscular é necessário ter disciplina, seguir a orientação dos profissionais especializados, descansar entre treinamentos para recuperar as energias.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]