Como perder peso

05 de julho de 2007

Pessoas sem conhecimento nutricional afirmam que a melhor forma de perder peso é realizando dietas muitas vezes complexas ou restritivas. Atualmente, existem diversas dietas usadas para perder peso, desde dietas baseadas somente no consumo de líquidos, de alimentos com a letra específica até dietas sem restrição para alimentos com alto teor de gordura.

Dietas, como por exemplo as restritivas, que proíbem certos tipos de alimentos para diminuir o valor calórico, são ruins para o funcionamento do corpo, pois limitam a quantidade de nutrientes podendo causar doenças por deficiência de vitaminas e minerais. Os especialistas não recomendam essas dietas como solução para a perda de peso.


O segredo de uma alimentação saudável é balancear a dieta, assim garantindo uma perda de peso saudável e duradora (livre do tão indesejado efeito sanfona). Uma dieta equilibrada contendo quantidade de todos os nutrientes é fundamental para a boa saúde e equilíbrio do seu corpo.

A dieta para perder peso deve ser individualizada suprindo as necessidades calóricas de uma pessoa adulta saudável (800 calorias/dia) e adaptar-se aos hábitos alimentares de cada pessoa. A dieta também deve diminuir a quantidade de gorduras, principalmente, as gorduras saturadas e trans. Reduzindo-se as gorduras controla-se também a taxa de colesterol, o que reduz os riscos de problemas cardiovasculares.

Uma dieta rica em fibras também é fundamental para melhorar a saúde. Alimentos integrais são ricos em fibras, e ingerindo-os você garante grande quantidade de fibras. É importante lembrar que os alimentos ricos em fibras ajudam na saúde intestinal e reduzem a fome aumentando a percepção de saciedade.

O uso de medicamentos inibidores de apetite, como anfetaminas, dietilpropiona, entre outros, é desaconselhado, pois quando se interrompe o tratamento volta-se a ganhar peso, sofrendo um efeito “rebote”.

A melhor forma de perder peso é a mudança na alimentação, com alterações de hábitos alimentares e conscientização de que uma boa alimentação aliada a exercícios físicos é que emagrece saudavelmente, sem efeitos colaterais.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]