Mudanças hormonais na mulher

02 de setembro de 2008

As mulheres podem apresentar uma série de sintomas físicos e mentais relacionados a alterações hormonais. Durante os anos reprodutivos, os hormônios femininos apresentam ciclos altos e baixos de produção todos os meses. Também ocorrem duas mudanças hormonais importantes ao longo da vida das mulheres, durante a gravidez e na menopausa. Além disso, certas doenças, como o hiper e hipotireoidismo, são mais freqüentes no sexo feminino.

Entre outras funções, os hormônios promovem alterações necessárias ao metabolismo feminino e ao ciclo reprodutivo.


Quando ocorrem as variações hormonais, algumas mulheres apresentam sintomas, sendo os mais freqüentes:

- Ciclos irregulares: períodos menstruais irregulares, excesso ou diminuição de fluxo menstrual podem ser sintomas de problemas hormonais.

- Infertilidade: as condições hormonais podem afetar a capacidade reprodutiva. Procure um profissional se apresentar dificuldades para engravidar.

- Alterações de peso: ganho ou perda de peso sem causa conhecida pode ser sinal de várias alterações, inclusive hormonais.

- Alterações de humor: irritabilidade, raiva, depressão ou ansiedade que surgem periodicamente
podem ser devidos a alterações hormonais, entre elas a tensão pré-menstrual (TPM), problemas de tireóide, gravidez ou menopausa.

- Mudanças na pele: acne ou pele seca pode ser sinal de alterações hormonais.

- Alterações intestinais: constipação ou diarréia e aumento do número de evacuações podem ser sintomas de alterações da tireóide.

- Alterações na libido: um aumento ou diminuição da libido pode estar relacionado aos hormônios. Secundariamente, alterações dos níveis hormonais podem levar a secura vaginal, interferindo na vida sexual.

- Alterações de temperatura: aumento da sudorese e ondas de calor pode ser sinal de menopausa. Intolerância ao frio pode ser secundária ao hipotireoidismo.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]