O que causa a caspa?

22 de setembro de 2007

A caspa é uma doença que ataca o couro cabeludo, principalmente de pessoas com glândulas sebáceas abundantes. A caspa, também conhecida como Dermatite Seborréica ou Seborréia, provoca descamação oleosa no couro cabeludo.

O que causa a Caspa? Não existe uma causa decisivamente estabelecida, pode haver um ou vários fatores que levam a formação da caspa. A Seborréia pode ocorrer em ambos os sexos, ocorrendo pelo menos uma vez ao ano em 50% dos brasileiros. A caspa não é contagiosa, tem períodos de melhoras e pioras dependendo dos cuidados para controlá-la.


As possíveis causas ou fatores agravantes da caspa são:

- Alimentação incorreta, sobretudo consumo excessivo de gorduras.

- Distúrbios ou alterações hormonais (podendo ocorrer um aumento na gravidez) ou glandulares, sendo uma das principais causas a excessiva produção de glândulas sebáceas (presentes no couro cabeludo).

- Problemas de fins emocionais, como estresse, ansiedade e depressão.

- Alterações no couro cabeludo, devido a tratamentos no cabelo como tingimentos, alisamentos ou permanentes.

- A causa, ainda, pode ser um fungo, o Pityrosporum ovale, esse que vive naturalmente no couro cabeludo, por algum outro fator esse pode proliferar-se passando a produzir caspa e provocando descamação.

Se não tratada, a caspa pode causar calvície, em ambos os sexos, ou seja, a calvície não é somente causada pela hereditariedade. Pessoas que possuem caspa evitam lavar a cabeça para evitar a queda dos cabelos, isso faz com que os cabelos fiquem sebosos, o que agrava ainda mais o quadro.

A melhor identificação de qual fator essa causando a caspa pode ser definido com a consulta a um dermatologista. A solução para a caspa pode ser obtida se seguido corretamente o tratamento médico. Já, a falta de combate a caspa só contribuir para agravá-la.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]