Pressão Alta ou Hipertensão

21 de junho de 2008

A pressão arterial alta também é denominada pelos especialistas de hipertensão. “Hiper” refere-se a algo extremo “demais”, e “tensão” representa à pressão nas paredes das artérias. Diversas pessoas acham que apenas quem é tenso ou ansioso pode desenvolver hipertensão. No entanto mesmo que sejam pessoas calmas e tranqüilas podem desenvolver a pressão alta.

Na maioria dos casos, não se sabe exatamente como a pressão arterial se desequilibra. Mas excesso de peso, bebidas alcoólicas, hábitos alimentares impróprios e falta de exercícios físicos têm uma grande importância na elevação da pressão arterial. Se a hipertensão não for tratada, pode sobrecarregar o coração e também acelerar o processo de obstrução arterial conhecido como aterosclerose. Isso pode levar a um ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.


A hipertensão geralmente não apresenta sintomas de alerta. Você pode não perceber sua pressão arterial mesmo quando ela está alta. Algumas pessoas apresentam diversos sintomas, como tontura, sangramentos nasais ou dores de cabeça, que podem ser sinais de hipertensão. Na maioria das vezes as pessoas não sabem se sua pressão arterial está alta até um profissional de saúde a detecte.

Quando o coração bate, ele se contrai e bombeia sangue através de um sistema de vasos sangüíneos que transportam sangue e nutrientes para diversas partes do corpo. O sangue também é bombeado para os pulmões, onde capta oxigênio e elimina dióxido de carbono. É o sistema cardiovascular ou sistema circulatório. O sangue é bombeado do coração para pequenos vasos denominados artérias, e é conduzido de volta para o coração através de veias.

Aquelas artérias mais finas do sistema circulatório são denominadas de arteríolas, elas se subdividem em vasos menores ainda, chamados de capilares. O sangue atravessa dos capilares para as veias de maior calibre, que se abrem em veias de maior calibre e são responsáveis pelo retorno do sangue para o coração.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]