Quando usar compressas frias?

24 de junho de 2007

Após um trauma, o melhor é a aplicação de compressas frias. A aplicação de gelo não deixa inchar o local machucado e evita os hematomas.

A compressa fria ajuda diminuir o fluxo sanguíneo aumentando a contrição venosa do local afetado, após o acidente. A circulação é aumentada fazendo com que seja facilitada a remoção de substâncias indesejáveis e impurezas no local, favorecendo assim o processo da cura.


As compressas frias são indicadas para torsões, contusões, e até mesmo para extrações de dente. A aplicação de compressas pode diminui a dor e espasmos musculares facilitando a movimentação da articulação afetada. Em casos de infecções, fratura exposta ou perda de sensibilidade no local não é recomendada a aplicação de compressas frias.

Deve-se aplicar as compressas frias imediatamente após ter ocorrido a lesão. De forma alguma deve aplicar gelo diretamente na pele, deve-se usar o gelo dentro de um plástico ou mesmo envolvido numa toalha. Deve-se pressionar a área do trauma por pelo menos 15 minutos ou até que a região fique avermelhada.

Tenha cuidado para não utilizar as compressas frias por muito tempo. Caso a pele fique avermelha, quente, comece a coçar, ou mesmo doer, interrompa o tratamento com as compressas.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]