Quando usar compressas quentes?

24 de junho de 2007

O uso de compressas quentes é indicado como analgésico. O calor, gerado pelas compressas, ativa a circulação e podem ajudar no tratamento de doenças inflamatórias.

Compressas quentes devem ser utilizadas somente após a diminuição do inchaço. O inchaço, normalmente, desaparece após 10 a 14 dias do trauma. Caso as compressas sejam aplicadas antes do tempo correto, pode-se aumentar o fluxo sanguíneo na região afetada causando um aumento do sangramento, ou até mesmo estimular o aparecimento de inflamação.


A compressas quentes são indicadas para aliviar cólicas, pés inchados, dores musculares e nas articulações. Em contraturas musculares, as compressas são ótimas para relaxar a região permitindo reduzir espasmos musculares e endurecimento de articulações.

Para que não haja queimaduras no local afetado devido aplicação das compressas deve ter cuidado no método de aplicação de compressas quentes. Uma forma que aplicar as compressas é utilizando toalhas quentes. As toalhas devem ser imersas na água quente e depois torcidas para evitar o acúmulo de água.

Redação Bem de Saúde

[ imprimir ] [ recomende este artigo ]