Datas Comemorativas

Selecione abaixo o mês desejado para visualizar as comemorações do período:


Comemorações de outubro

01
Dia Internacional da Terceira Idade
 
Dia de Santa Terezinha
 
Dia do Vendedor
 
Dia Nacional do Vereador
03
Dia Mundial do Dentista
 
Dia do Petróleo Brasileiro
 
Dia das Abelhas
04
Dia da Natureza
 
Dia do Barman
 
Dia do Cão
 
Dia do Poeta
 
Dia de São Francisco de Assis
05
Dia das Aves
 
Dia Mundial dos Animais
Quatro de outubro é o Dia dos Animais, a mesma data em que se festeja o dia de São Francisco de Assis. E não é coincidência, pois esse santo é o protetor dos animais. Ele sempre se referia aos bichos como irmãos: irmão fera, irmã leoa. São Francisco de Assis também amava as plantas e toda a natureza: irmão sol, irmã lua... São expressões comuns na fala do santo, um dos mais populares até os nossos dias.
07
Dia do Compositor
08
Dia do Nordestino
09
Dia do Açougueiro e profissionais do setor
10
Semana da Ciência e Tecnologia
 
Dia Mundial do Lions Clube
11
Dia do Deficiente Físico
 
Dia do Teatro Municipal
12
Dia de Nossa Senhora Aparecida
Em 1928, o Papa Pio XI batizou Nossa Senhora Conceição de Aparecida como rainha e padroeira do Brasil. Mas somente em 1954 que a santa passou a ser homenageada, especificamente no dia 12 de outubro, dedicado a ela.
 
Dia da Criança
Em 1960, o diretor comercial da fábrica de brinquedos Estrela no Brasil, Eber Alfred Goldberg, teve a idéia de criar a Semana do Bebê Robusto, em parceria com a empresa de cosméticos e produtos farmacêuticos Johnson & Johnson. Logo depois, em junho do mesmo ano, seguindo a iniciativa de Eber, outras empresas resolveram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas. Faltava apenas escolher uma data e um mês. Em comum acordo, o comércio instituía, então, o dia 12 de outubro como Dia da Criança, não só para homenageá-la como para estimular a venda de produtos infantis.
 
Dia do Atletismo
 
Dia do Engenheiro Agrônomo
 
Dia do Mar
 
Dia do Descobrimento da América
Em 12 de outubro de 1492, o navegador Cristóvão Colombo descobre a América, a terra nova. Ele avista Guanaani e nela se aporta (San Salvador, nas Pequenas Antilhas), sem ter noção da grande descoberta. Pensa ter chegado mais ao norte das índias. Mas trata-se ainda de sua primeira viagem. A primeira das outras quatro que faria ao continente americano. Só depois, nas viagens de 1493, 1498 e 1502 é que o navegador genovês reconhece a originalidade da ilhas do Caribe. Essa "América" que Colombo imagina ser o paraíso terrestre.
 
Dia do Corretor de Seguros
13
Dia do Terapeuta Ocupacional
 
Dia do Fisioterapeuta
No dia 13 de outubro de 1969, foi regulamentado o Decreto Lei 938 que define como atividade específica do fisioterapeuta o desenvolvimento e a conservação da capacidade física de um paciente, além de ser reconhecido como profissional de nível superior. Desde então, o dia do fisioterapeuta passou a ser comemorado nesta data.
14
Dia Nacional da Pecuária
15
Dia do Normalista
 
Dia do Professor
Nosso país melhorou a situação educacional: há queda nos índices de analfabetismo e aumento da escolaridade média e da taxa de escolarização da população, segundo os dados do Censo 2000. Notícias boas de serem lembradas nesse dia, em que são homenageados os responsáveis em grande parte por essa melhora. Muitos fatores podem contribuir para a melhora na Educação, mas essa modificação no setor do ensino traz a certeza de que eles, os professores, estão trabalhando mais e melhor para, quem sabe um dia, termos uma situação educacional satisfatória. Este é portanto um mercado de trabalho em crescimento, com mais opções, pois aumentou a quantidade de gente estudando, aumentando por conseqüência a necessidade de se formarem mais professores.
16
Dia Mundial da Alimentação
 
Dia da Ciência e Tecnologia
 
Dia do Anestesiologista
17
Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
 
Dia do Eletricista
18
Dia do Médico
No dia 18 de outubro, se comemora o dia daquele que se preocupa com a nossa saúde, e não sossega enquanto a gente não fica bom. Ele é o médico, seja pediatra, ginecologista, oncologista ou clínico geral, não importa a especialidade.
 
Dia do Estivador
 
Dia do Securitário
 
Dia do Pintor
19
Dia do Profissional da Informática
20
Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
 
Dia do Arquivista
21
Dia do Contato
22
Dia do Contador
23
Dia da Aviação e do Aviador
O século XIX e início do século XX foram épocas de grandes invenções. Dentre os grandes desafios do homem estava conseguir voar. Falar da história da aviação é falar do brasileiro Alberto Santos Dumont, alguém que, com muito estudo, muita curiosidade e também muita coragem, conseguiu se destacar dos demais. Por ter conseguido provar que era possível pilotar um avião dirigível, ganhou um prêmio na França e a fama para sempre. Em 19 de outubro de 1901, Santos-Dumont foi declarado "Patrono da Força Aérea Brasileira". O Brasil concedeu a Santos-Dumont, em 23 de outubro de 1991, o título de ?Pai da Aviação?.
24
Dia das Nações Unidas ONU
O dia 24 de outubro é o dia das Nações Unidas porque foi exatamente nessa data, no ano de 1945, que a Organização passou a existir oficialmente.
25
Dia da Democracia
 
Dia do Dentista Brasileiro
O Dia Nacional do Dentista coincide com a assinatura do decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação em odontologia no país, especificamente nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. Através de uma portaria do Conselho Federal de Odontologia, a data passou a homenagear quem se dedica à profissão no Brasil.
 
Dia do Sapateiro
28
Dia de São Judas Tadeu
 
Dia do Funcionário Público
29
Dia Nacional do Livro
O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o ?Dia Nacional do Livro? por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.
30
Dia do Balconista
 
Dia do Comerciário
31
Dia Mundial do Comissário de Vôo
 
Dia das Bruxas Halloween
Halloween ou Dia das Bruxas é uma festa típica da Inglaterra, Estados Unidos e Canadá que acontece tradicionalmente todos os anos, no dia 31 de outubro. à noite, crianças e adolescentes, vestidos com fantasias de fantasmas, bruxas, múmias, drácula, duendes, gnomos, entre outras criaturas, e carregando abóboras iluminadas com velas, praticam o mesmo ritual: bater de porta em porta, pedindo doces aos moradores.